A primeira assembleia geral do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal aconteceu na tarde dessa terça-feira, 23, em Brasília, para a apresentação do processo de elaboração do planejamento estratégico do grupo. Além disto, houve o levantamento de informações junto aos Estados membros; a formação dos conselhos; a construção da agenda para o restante do ano; e a apresentação da minuta do estatuto. O evento contou com a presença do governador Mauro Carlesse (PHS).
Carlesse defendeu uma união ainda maior dos governos com suas respectivas bancadas federais, visando a defesa de uma pauta comum no Congresso. “Todos os Estados que representamos necessitam do trabalho e do apoio das bancadas federais. Com as nossas bancadas atuando juntas em defesa dos interesses comuns dos estados da Amazônia Legal, vamos ter mais força e os resultados poderão ser revertidos em ações para o desenvolvimento dos Estados”, afirmou.
Também compôs a pauta da reunião, a proposta de criação de fundo para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Outra deliberação foi a sinalização de um alinhamento com Consórcio dos Estados do Nordeste, visando fortalecer a frente parlamentar no Senado Federal que já atua nesse sentido.
Indicações do Tocantins
Em relação à formação do Conselho de Administração do Consórcio, Mauro Carlesse indicou como representantes do Tocantins os seguintes nomes: Rolf Costa Vidal, secretário-chefe da Casa Civil, como membro titular; Sergislei Silva de Moura, secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Fazenda, como suplente.
Para compor a função de técnico focal no consórcio, o Tocantins indicou David Siffert Torres, superintendente de captação de recursos e gestão do gasto público da Secretaria da Fazenda e Planejamento. (Com informações da Secom/Tocantins)