Na surdina, a União dos Vereadores do Tocantins (Uvet) fez nessa segunda-feira, 4, sua eleição para o biênio 2021/2022, reelegendo, em chapa única, seu presidente Terciliano Gomes (PSD), parlamentar de Araguaína. No entanto, há vereadores que não gostaram nenhum pouco dessa falta de divulgação mais ampla do pleito.
Sem chance para 2ª chapa
Vereador de segundo mandato em Dianópolis, Bilsan França (Republicanos) estranhou o fato de a posse dos parlamentares em todos os 139 municípios ter ocorrida na sexta-feira, 1º, e já na segunda haver a eleição da Uvet. “Eu entendi que foi uma manobra, [eleição] 100% intempestiva para não dar chance de ter uma segunda chapa”, criticou.
Passível de judicialização
Ele lembrou que não deu tempo para todos os vereadores que tomaram posse na sexta-feira conhecer o presidente e a comissão diretiva da Uvet. “Usou o estatuto para fazer isso ou talvez até o estatuto não preconize isso, mas eles fizeram. Então, é uma atitude até passível de a gente entrar na Justiça”, ponderou Bilsan.
Regras respeitadas
O presidente Terciliano Gomes alegou à Coluna do CT que a eleição teve que ocorrer logo após a posse porque o mandato dos vereadores venceu no dia 31. Além disso, ele garantiu que o processo seguiu “rigorosamente as regras estabelecidas pelo estatuto”.
Manin é membro da chapa
Terciliano ainda disse que o presidente da Câmara de Dianópolis, vereador Weberly de Sousa Marques, o Manin do Zorra (PL), não só acompanhou o processo eleitoral, como é diretor da chapa eleita nessa segunda-feira. “E foi dada publicidade no site da Uvet”, afirmou o presidente.
Como na ATM
Segundo ele, havia outros pré-candidatos, mas os vereadores chegaram a um consenso e os demais nomes foram retirados, ficando apenas uma chapa para a disputa, a exemplo, apontou, do que está ocorrendo agora também com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). “Será que todos os prefeitos sabem que está ocorrendo a eleição da ATM? E temos mais de mil vereadores, e pode ser quem nem todos sabiam, mas na cidade dele [Bilsan] sabiam, tanto que o presidente da Câmara de lá é nosso diretor”, reforçou Terciliano.
- Matéria atualizada às 10h48