Nome valorizado no cenário estadual está mesmo o da deputada federal Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do DEM e vice-presidente nacional do novo e poderoso União Brasil, do qual é uma das principais vozes no País.
Pré-candidata ao Senado disputada
Pré-candidata a senadora, Dorinha é assediada tanto pelo grupo do governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) como pelo do senador Eduardo Gomes (MDB).
Reconhecimento nacional
E não é pela força partidária de Dorinha, mas pelo grande reconhecimento nacional que ela obteve por sua atuação em temas fundamentais para educação brasileira. A deputada é tida como uma das especialistas mais qualificadas nesse setor tão caro ao País. Antes de chegar à Câmara, a parlamentar foi secretária da Educação do Tocantins de 1998 e 2009, nos governos Siqueira Campos (1998-2002) e Marcelo Miranda (2003-2006 / 2007-2009).
Coroamento com o Fundeb
O coroamento definitivo da expressão nacional de Dorinha nessa área veio com sua atuação decisiva na Câmara e no Senado para a aprovação da Lei 14.276, de 2021, que modifica regulamentações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A nova lei se originou do Projeto 3.418/2021, de autoria da deputada tocantinense.