O Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 15, trouxe a nomeação de Eduardo Gomes (MDB) como novo secretário da Governadoria do Tocantins. O ato tira o emedebista do Senado Federal e alça o ex-governador Siqueira Campos (DEM) ao Congresso Nacional. A posse do democrata como senador acontece nesta terça-feira, 16, por volta das 16 horas.
Personagem mais importante
No último dia como senador antes de assumir a Governadoria do Tocantins, Eduardo Gomes fez um discurso exaltando Siqueira Campos, citando-o como o “personagem mais importante” da história do Tocantins, que saiu de vereador a deputado federal para lutar pela criação do Estado.
Greve de fome para que outros comessem
Eduardo Gomes lembrou da luta do ex-governador para colocar o Tocantins no debate da Constituição de 1988. “Luta terrível, que carregou incompreensões, preconceito, dois vetos presidenciais, até que o deputado federal Siqueira Campos, em um gesto decisivo, após uma greve de fome, conseguiu incluir no debate da assembleia nacional constituinte a criação do Estado do Tocantins. A greve de fome que foi feita para que outros comessem”, disse em discurso.
Constituinte de volta ao Congresso
Gomes ainda disse sentir-se honrado por ter Siqueira Campos na suplência e destaca o contexto histórico da posse do ex-governador no Senado. “Pela primeira vez, e talvez única, vamos ver um brasileiro constituinte, que cria um Estado, voltar ao congresso nacional 30 anos depois para contar sua saga, dizer o que foi, o que precisa ser feito, mas principalmente dizer que é preciso acreditar na atividade política”, afirmou.
Nome de peso para a Governadoria
Governador em exercício Wanderlei Barbosa (PHS) defendeu que Eduardo Gomes é um nome “de peso” e dará uma “boa dinâmica” ao Executivo. “Ele será um assessor importante, principalmente, por sua ligação com Brasília, de estar representando o Governo, buscando recursos, discutindo a reforma da Previdência, sendo o interlocutor também do Governo junto à bancada federal”, afirmou.
Pronunciamento de Eduardo Gomes: