A Operação Direct da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quarta-feira, 5, afastou os prefeitos de Peixe, José Augusto (DEM), e de Cristalândia, Cleiton Cantuário (PSB), o Batatinha. A informação foi confirmada pela Câmaras de Vereadores. Cerca de 40 agentes cumpriram ainda um mandado de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão nos dois municípios e ainda em Aliança do Tocantins.
Objeto
Conforme a PF, o objetivo da operação é desarticular uma associação criminosa integrada por agentes públicos e empresários suspeitos de fraudes a licitações, desvios de recursos públicos e pagamentos a título de corrupção. As investigações apuram um possível favorecimento de um empresário em pregões dos municípios de Cristalândia e Peixe para contratação de transporte escolar, além da realização de depósitos e transferências de valores a agentes públicos no mesmo período em que ocorreram as contratações.
Crimes
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas públicas, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Batismo
O nome da operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes. A ação tem como objetivo coibir a continuidade das supostas ações criminosas e colher elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial e instrução de futura ação penal em face dos envolvidos.
Vices assumem
Conforme as Câmaras municipais, apenas os prefeitos foram alvos de afastamento. Sendo assim, os vices devem assumir, sendo João Carlos (PDT) em Peixe e Edson Martins (PTC) em Cristalândia.