A Capital do Tocantins recebe na quarta-feira, 31, o comitê diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), representado pelos nove secretários estaduais. Durante o encontro assuntos como Fundo Amazônia, Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Licenciamento Ambiental serão abordados pelos representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e o Tocantins.
Eleição
Na reunião também será eleito o representante para o Comitê Executivo do GCF, atualmente ocupado pelo secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Tavera. Após o dia de atividades, a síntese dos encaminhamentos deliberados na reunião do GCF será elaborada e encaminhada para o 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
18º Fórum de Governadores
Os governadores da Amazônia Legal se reúnem, nos dias 1º e 2 agosto, também em Palmas, para debater o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e também o alinhamento do planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal para este segundo semestre.
GCF
Criado em 2008, nove governadores do Brasil, da Indonésia e dos Estados Unidos assinaram MOUs, acordos de cooperação climática e florestal que lançaram a Força-Tarefa do GCF. Foi projetada para promover abordagens jurisdicionais para o desenvolvimento de baixas emissões e Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD +). Desde sua primeira reunião em 2009, a Força-Tarefa do GCF mais do que triplicou seus membros – de 10 estados para 38 – e expandiu seu alcance para incluir jurisdições de 10 países: Brasil, Colômbia, Equador, Indonésia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos.