A ação judicial da deputada estadual Janad Valcari (PL) que tirou do ar o Diário do Centro do Mundo (DCM) por um dia também foi abordada por Júnior Geo (PSDB), colega de Assembleia Legislativa (Aleto) da liberal. O parlamentar manifestou preocupação com a postura da adversária na disputa pela Prefeitura de Palmas. “O pedido feito contra o portal de notícias mostra uma tentativa de silenciar jornalistas e a liberdade de expressão, o que é profundamente preocupante. Quem ocupa cargos públicos não deve temer que suas ações e informações sejam divulgadas, pois a transparência é fundamental para a democracia”, pontuou.
LEIA MAIS
- Diário do Centro do Mundo volta ao ar, condena censura e avisa que irá investigar “sem trégua” Janad Valcari e a juíza autora da decisão
- A pedido de Janad, Justiça do TO tira do ar site nacional que repercutiu suposto esquema da Barões da Pisadinha; especialistas e entidades condenam decisão, que consideram censura
- Eduardo Siqueira diz que Janad praticou “censura à imprensa” com seu “jeito arbitrário de fazer política”
- EM OFF | Ações judiciais mostram que Janad não aprendeu com a história
REVOGAÇÃO ACERTADA QUE PROTEGE A LIBERDADE DE IMPRENSA
O deputado estadual comemorou a revogação da sentença que tirou o site do ar, destacando a relevância dos veículos jornalísticos em período eleitoral. “Felizmente, a Justiça do Estado agiu corretamente ao revogar a decisão, protegendo a liberdade de imprensa, que é garantida pela Constituição Federal, e o jornalismo comprometido com o combate à desinformação, especialmente em um período tão importante como as eleições municipais em Palmas”, afirmou.
NÃO SÃO APENAS SITES
Júnior Geo também alertou que o assédio judicial da adversária não se resume a veículos jornalísticos, mas também contra administradores de grupos de WhatsApp, que, segundo afirma, estão sujeitos a multas por notícias e comentários compartilhados que variam de R$ 500 a R$ 20 mil após ações de Janad Valcari. O deputado cita que decisões já atingiram os canais “Palmas City Notícias”, “Taquari em Ação”, “Amigos do Estado” e “Quadra 603 Norte”.