O presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (PHS), afirmou que comemorar o 18 de março nesta segunda-feira “é reconhecer a luta pela autonomia do Tocantins”. O Dia da Autonomia foi instituído pela Lei nº 960, de 17 de março de 1998.
A data para comemoração da autonomia foi escolhida porque no dia 18 de março de 1809 o príncipe regente Dom João VI editou alvará que determinou a criação da comarca de São João das Duas Barras, instalada na confluência dos rios Itacayúnas e Tocantins. A criação da comarca dividiu a capitania de Goyaz em duas e tinha por objetivo promover o desenvolvimento da região.
“É preciso comemorar esta conquista que se consolidou em 1988 com a criação do Estado do Tocantins. É preciso lembrar as lideranças que doaram a vida pela independência desta região, que até então era totalmente esquecido pelos governantes do sul. O norte de Goiás era o corredor da pobreza, mas daqui saiam recursos que abasteciam os privilégios de quem morava no sul do Estado de Goiás, daí a importância dessa data, sobre a qual devemos refletir”, apontou o deputado Antonio Andrade.
O deputado disse que ainda espera que a data sirva de inspiração para enfrentar os novos desafios da atualidade. “Para que possamos garantir um Tocantins melhor para todos, é preciso vencer muitos desafios impostos pela atualidade, que as lutas do passado nos inspirem e nos deem forças”, afirmou o presidente da ALTO. (Com informações da assessoria de imprensa)