O grupo de partidos que acompanharam a candidatura da senadora Kátia Abreu (PDT) na eleição suplementar emitiu nota conjunta nesta segunda-feira, 25, para reafirmar apoio à pedetista para a disputa pelo Palácio Araguaia em outubro. A decisão foi tomada após reunião entre os dirigentes partidários que formaram a coligação “Reconstruindo o Tocantins”: PDT, PSC, PSD, Avante e o Patriota (Antigo PEN). Todos assinam o comunicado.
As legendas afirmam na nota que vão manter o diálogo com “líderes e partidos que participaram da suplementar” mirando uma aliança em torno de um projeto de “retomada do desenvolvimento econômico e combate à pobreza”. O apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) também é um objetivo do grupo. Os petistas Donizete Nogueira, José Santana e José Salomão participaram da reunião e vão articular com os diretórios estadual e nacional uma coalizão.
Eleição suplementar
Kátia Abreu ficou na quarta colocação na eleição suplementar, com 90.033 votos, 15,66% dos válidos. A pedetista ficou atrás do interino Mauro Carlesse (PHS) [74.275 votos, 30,31% dos válidos], do senador Vicentinho Alves (PR) [27.758 votos, 22,22% dos válidos] e de Carlos Amastha (PSB) [123.103 votos, 21,41% dos válidos].
Além do desempenho frustrante, a campanha da senadora também ficou marcada por ter sido mais cara entre os derrotados, chegando a R$ 4.180.057,61 de despesas contratadas. O valor também a colocou como a postulante com o voto mais oneroso, custando R$ 46,42.
Na suplementar, Kátia Abreu venceu em 29 cidades, em sua maioria pequenas, e fez um total de 29.948 votos. Maior colégio na qual saiu-se vencedor foi Araguatins, onde conseguiu 4.144 votos. Por região, a senadora destacou-se por ficar à frente no Bico do Papagaio, com 19,9% dos votos válidos, mas seguida de perto por Vicentinho Alves, que ficou com 18,3%.
Leia a íntegra do comunicado:
“NOTA A IMPRENSA
As lideranças políticas e seus partidos, que apoiaram a senadora Kátia Abreu (PDT) na eleição suplementar, decidiram manter esse apoio à sua candidatura na eleição de outubro deste ano.
O anúncio foi feito em reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, entre os dirigentes do PDT, PSC, PSD, PEN e Avante.
Os líderes Donizete Nogueira, José Santana e José Salomão compõem a decisão unânime e buscarão o apoio dos diretórios estadual e nacional do PT.
O grupo irá manter diálogo por alianças com líderes e partidos que participaram da suplementar. A decisão enfatiza o projeto político que traz medidas e ações para a retomada do desenvolvimento econômico do Tocantins e o combate à pobreza.
Senadora Kátia Abreu – PDT
Deputado federal Irajá Abreu – PSD
Deputado estadual Osires Damaso – PSC
Sgto. Aragão – PEN
Tom Lyra – Avante
Palmas – TO, 25 de junho de 2018”