O deputado estadual Júnior Geo (Pros) apresentou Projeto de Lei nesta quarta-feira, 15, para alterar o nome do Hospital Geral de Gurupi (HGG), batizado de Ivo Carlesse pela Lei 3.717 de 2020. O homenageado sequer conheceu o Tocantins, mas é pai do governador afastado Mauro Carlesse (PSL).
João Neves de Paula Teixeira
A proposta do deputado pretende homenagear João Neves de Paula Teixeira, médico que mudou-se para o norte de Goiás antes da criação do Tocantins, obtendo o registro de número 94 no Conselho Regional de Medicina (CRM) no dia 15 de maio de 1989, dois meses após a entidade ser criada, tornando-se um dos médicos pioneiros no Estado. Além disso, o mesmo fundou a Academia Gurupiense de Letras (AGL) no dia 30 de novembro de 1999 e ocupou a cadeira 11. Ele faleceu aos 70 anos, vítima de complicações de Covid-19.
Ivo Carlesse foi proposição de um araguainense
O atual nome do HGG foi dado por Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), que tem base eleitoral em Araguaína – distante 534 quilômetros de Gurupi. O texto foi alvo de protestos, inclusive do Sindicato Dos Médicos (Simed), porque Ivo Carlesse não tem qualquer relação com o Tocantins e sequer visitou o antigo norte de Goiás antes de falecer em 1974, no Paraná. A proposta ainda recebeu parecer contrário da Procuradoria da Assembleia. Apesar disto, a homenagem ao pai do governador afastado foi aprovada.
Apenas um voto contrário
A homenagem ao pai do governador Mauro Carlesse foi aprovada com os votos do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL), e dos deputados Olynhto Neto (PSDB), Jair Farias (MDB), Claudia Lelis (PV), Ricardo Ayres (PSB), Zé Roberto (PT), Fabion Gomes (PL), Valderez Castelo Branco (Progressistas), Issam Saado (PV), Léo Barbosa (SD), Ivory de Lira (PCdoB) e Valdemar Júnior (MDB). O único presente na sessão que foi contrário ao projeto de lei foi Júnior Geo (Pros), que agora sugere novo nome ao HGG.