O vereador Gerson Alves (PSL) vai apresentar requerimento solicitando à Prefeitura de Palmas a redução da velocidade máxima do trânsito de 70 km/h para 50 km/h na cidade. Segundo o parlamentar, o requerimento levará o assunto ao plenário da Câmara e deverá ser analisado sobre sua viabilidade.
Será solicitada uma audiência pública para discutir as “Ações pela Segurança no Trânsito” na cidade. “A Prefeitura deve se debruçar sobre ele com maior atenção e exercer o seu papel. A proteção de todos nós, como pedestres ou nos carros, é o objetivo maior”, afirmou o vereador.
Tendência global
Para o vereador, a redução de velocidade é uma prática comum nas maiores cidades do mundo. Em Nova Iorque, citou o parlamentar, o máximo que um veículo deve atingir nas principais avenidas da cidade é 40 km/h, enquanto em Londres, na Inglaterra, apenas 32 km/h. Segundo Gerson, essas reduções também reduziram o número de acidentes e, consequentemente, de mortes no trânsito.
Em São Paulo, com as medidas adotadas pelo então ex-prefeito Fernando Haddad (PT), de 2015 a 2016, houve redução de mais de 20% no número de mortos no trânsito. Os dados, conforme o parlamentar, são da Prefeitura de São Paulo e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Na época, a velocidade máxima permitida das principais avenidas da capital paulista foi reduzida de 70 km/h para 50 km/h, exatamente como propõe o vereador palmense. (Com informações da assessoria de imprensa)