A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), aproveitou a cerimônia de posse do presidente Jairo Mariano para um novo mandato à frente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) nesta quinta-feira, 28, para anunciar à filiação da Capital à entidade. Com a adesão, a ATM passa a ter 125 associados em um universo de 139 municípios, 89,9% do Estado.
Não é a primeira vez que Palmas se filia à ATM. Em resposta a uma consulta feita pelo CT, a entidade revelou que a Capital chegou a ser associada durante a gestão de Raul Filho (sem partido), de 2005 a 2012; e por poucos meses durante o último ano do primeiro mandato de Carlos Amastha (PSB), em 2016. Para um município permanecer filiado à associação é necessária uma renovação a cada nova administração do prefeito.
Já uma das vice-presidentes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Cinthia amplia suas representatividades política e como chefe do Executivo palmense ao aderir à ATM. Em seu pronunciamento, a prefeita de Palmas declarou que chega na ATM com objetivo de unir forças em prol do municipalismo no Tocantins. “A boa política é feita de união, de agregar, de atuar em conjunto para a melhoria dos nossos munícipes”, destacou, antes de informar oficialmente aos membros da diretoria da ATM sobre o ingresso de Palmas no colegiado.
“Palmas agrega na ATM com sua representatividade como Capital e disposta a colaborar nas lutas dos municípios. E, como Capital, Palmas é a cidade de cada um de vocês prefeitos e líderes políticos, de cada um dos tocantinenses que, independente de viverem ou não no interior, em algum momento precisa de Palmas e estaremos dispostos e de portas abertas para recebê-los”, reforçou na ocasião.
Um dos pontos destacados pela prefeita foi a necessidade de fortalecer as discussões pela agilidade do novo Pacto Federativo que, entre outras medidas, prevê a divisão melhor dos recursos públicos em benefícios das prefeituras. “Os municípios têm papel fundamental na construção das políticas públicas deste Estado. É no município que as coisas acontecem. O fortalecimento dos municípios, a união e o trabalho conjunto resultará na melhoria do Estado num todo”, defendeu.