Uma dia histórico para a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com o lançamento da primeira Frente Parlamentar da Agroindústria da Casa, na tarde desta quinta-feira, 27. Prestigiado por lideranças e empresários do setor, a solenidade reuniu presidente de Federações, Cooperativas, Sindicatos, associações e empresários responsáveis por movimentar parte do PIB tocantinense.
Idealizada e proposta pelo deputado Eduardo Fortes (PSD), que também é presidente da Frenre, o lançamento também reuniu deputados e representantes do governo do Estado.”O Tocantins é uma pedra preciosa que está sendo lapidada. Seremos o grande elo, reunindo Legislativo, Agroindústria e o Governo”, justificou Fortes.
Ele acrescentou que a Frente tem como missão integrar os legisladores ao setor agroindustrial tocantinense, “principal vetor do crescimento econômico do Estado e com grande potencial para gerar milhares de empregos e renda”.
Os representantes das entidades presentes reconheceram e parabenizaram Eduardo Fortes pela iniciativa de instituição da Frente. “Acreditamos que, por meio desse instrumento, possamos gerar um ambiente mais favorável para a Agroindústria. Temos gargalos a serem resolvidos em conjunto, a exemplo da carga tributária e a redução do valor da energia no Estado”, disse o presidente da Federação da Indústria do Tocantins (Fieto), Roberto Pires.
Além do presidente da Fieto, também participaram o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pizone, o o presidente do Sindicarnes e da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, o presidente Conselho de Administração da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), o presidente das Associação do Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, empresários do setor agroindustrial entre tantas outras pessoas importantes.
Diálogo
“É um momento importante, de diálogo e soma de esforços em prol do desenvolvimento do Tocantins”, destaca o parlamentar, acrescentando que a Frente é de caráter suprapartidário e se destina também à discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Tocantins, referentes à agroindústria.
Parlamentares
O presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), falou em nome dos 24 deputados da Casa e colocou-se à disposição da Frente. “Temos o dever e a obrigação de ouvir essa categoria de grande relevância para o crescimento do Tocantins”, disse.
O vice-presidente da Frente, deputado Professor Júnior Geo (PSC), destacou seu papel, enquanto parlamentar, em fazer com que o Executivo dê sempre o melhor à população e aos setores que compõem o Estado. “Respeito e entendo o lado do Governo, mas busco um estado sólido e para todos os setores”, disse justificando sua forma de atuar à frente do Parlamento.
Todos os deputados presentes colocaram-se à disposição para contribuir ativamente com as demandas da Frente. Além dos já citados, estiveram presente Marcus Marcelo (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), Leo Barbosa (Republicanos), Janad Valcari (PL), Eduardo Fortes (PSD), Luciano Oliveira (PSD), Claudia Lelis (PV) e Moisemar Marinho (PSB). (Com informações da Dicom Aleto)