Os profissionais da rede de ensino de Guaraí decidiram em assembleia geral realizada na tarde desta terça-feira, 7, suspender a greve iniciada ainda no dia 2 deste mês. A decisão aconteceu após proposta do Executivo de reduzir os gastos com comissionados. O saldo da economia será revertido para o pessoal efetivo. A prefeitura tem 90 dias para entregar o relatório.
A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB), agradeceu a confiança dos servidores para a retomada do funcionamento pleno das escolas. A chefe do Executivo afirmou que a decisão da categoria comprova a credibilidade do funcionalismo com a gestão, que sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria e cumpre com todas as obrigações e compromissos com os servidores públicos da cidade.
“O papel da Câmara foi fundamental para a concretização deste acordo. Ao mediar as conversações, exerceu um papel conciliador fundamental para que chegássemos ao fim do impasse. A gestão se comprometeu com a categoria, que comprova a sua credibilidade ao propor este acordo, que será cumprido, como honramos sempre os compromissos que fizemos”, afirmou a prefeita.
Entenda
Os servidores da rede municipal de ensino de Guaraí entraram em greve a por falta de respostas da prefeitura em relação às reivindicações da categoria, que passava pelo piso salarial do magistério, pagamento de retroativos de progressões e data-base.
Apesar das alegações, a prefeitura divulgou nota para lamentar a iniciativa da categoria e garantir que cumpriu todos os compromissos firmados com os professores. A administração chegou a pedir “bom senso” para que revissem a decisão pela greve.
Entretanto, a greve só foi levantada após a realização de uma mesa de negociação sob a presidência do vereador Saboia Junior. (Com informações da assessoria de imprensa)