As propagandas eleitorais nos meios de comunicação começam a ser veiculadas nesta sexta-feira, 9, e seguem até o dia 12 de novembro, três dias antes da eleição. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os programas dos candidatos ao cargo de prefeito serão exibidas no rádio de segunda a sábado, das 7 horas às 7h10; e das 12 às 12h10; na televisão, as exibições acontecem das 13 horas às 13h10, e das 20h30 às 20h40. As candidaturas a vereador contarão somente com inserções de segunda a sábado.
Composições garantem maiores tempos para Tiago e Cinthia
A coligação “A Retomada Para Uma Palmas Melhor de Novo”, de Tiago Amastha Andrino (PSB), garantiu 2 minutos e 44 segundos dos 10 reservados para os programas eleitorais. Além do PSB, o candidato conta com o apoio – e o tempo – do Cidadania, Progressistas, PSD e PL. Quem também ultrapassou a marca dos 2 minutos – e 3 segundos – foi a chapa da candidata a reeleição, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Com a tucana ainda estão Democratas, Avante e MDB.
Chapa pura, mas com maiores bancadas: Vilela e Vanda ultrapassam 60 segundos
O terceiro maior tempo de programa fica com o Vilela do PT, com 1 minuto e 4 segundos, graças aos 52 deputados federais eleitos pelo Partido dos Trabalhadores em 2018. Bem próximo do petista está a deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), com 1 minuto e 2 segundos, devido às 52 cadeiras na Câmara alcançadas pelo PSL na última eleição. A coligação “Frente Livre por Palmas” – com PV, PCdoB e PDT – deu a Marcelo Lelis 51 segundos de programação.
Demais programas
A programação ainda contará com a “Aliança Por Palmas”, de Gil Barison (Republicanos), que terá um programa de 38 segundos. A coligação “Um Novo Tempo! Valorizando Honestidade e Família, Governando com Deus e o Povo” tem um longo nome, mas somente 30 segundos para apresentar as propostas do deputado federal Eli Borges (SD). Além deles, Alan Barbiero (Podemos) tem 24 segundos; o deputado estadual Júnior Geo (Pros), da coligação “Palmas no Caminho Certo”, conta com 23 segundos; e por fim, o professor João Bazzoli (Psol) soma apenas 16 segundos. A disputa pelo Paço da Capital também conta com Joaquim Rocha (PMB) e Max Dornellys (PTC) no páreo, mas ambos não terão programas.