O PSB, do ex-prefeito Carlos Amastha, também tem candidato na eleição suplementar de Pugmil. É Valmor Hagestedt, cuja coligação leva o mesmo nome da do ex-prefeito de Palmas, quando da disputa pelo governo do Tocantins em 2018, “A Verdadeira Mudança”. A vice é do PSL, Helena Rosa, a Helena da Granja.
Contra o sistema
Secretário-geral do PSB do Tocantins, o vereador de Palmas Tiago Andrino acompanhou Amastha numa visita a Pugmil no final de semana e não poupou elogios ao candidato do partido: “É uma pessoa fantástica, um cara corajoso por enfrentar o sistema. É da iniciativa privada e nunca esteve no Poder Público. A vice, a Helena da Granja, também é uma empresária”.
Se revezam desde sempre
Conforme Andrino, Valmor e Helena enfrentam dois grupos que se revezam no Poder “desde sempre em Pugmil”. “E a cidade, eu estive lá, é muito descuidada, sem perspectiva para a juventude, nada para o idoso, buraco para todo lado, prefeitura, praça, está tudo ruim, tudo muito, muito mal organizado”, apontou o secretário-geral do PSB.
Recupera um
Depois de perder seus nove prefeitos eleitos em 2016, o PSB conseguiu fazer um chefe de Executivo municipal no final do ano passado, com Júnior Bandeira, em Lajeado.