Suspensa das atividades partidárias e retirada da vice-liderança do PDT justamente por votar a favor da Reforma da Previdência na Câmara, a deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP) parabenizou a senadora tocantinense Katia Abreu (PDT) por ter também se colocado a favor da proposta na noite de terça-feira, 1º, na votação em primeiro turno no Senado. Como Tábata, Kátia, ao votar a favor, contrariou a orientação de seu partido.
Lógica eleitoreira
A tocantinense foi a única dos quatro representantes do PDT no Senado que votou pela aprovação do texto base da proposta. Tábata postou no Twitter que Kátia foi corajosa por “votar a favor de uma reforma difícil, mas urgente e necessária” e “sem se deixar levar pela lógica eleitoreira e pela polarização cega”.
Causou estranheza
Conforme o site da revista Época, o voto de Kátia surpreendeu outros parlamentares do PDT. O senador Cid Gomes (CE), irmão de Ciro Gomes, de quem a tocantinense foi candidata a vice-presidente em 2018, disse que a decisão da colega “causou estranheza”, principalmente pelo fato de o filho dela, Irajá Abreu (PSD), ter votado contra a reforma da Previdência.
Parabéns @KatiaAbreu pela coragem de votar a favor de uma reforma difícil, mas urgente e necessária. Não é óbvio, nem popular, contribuir de forma construtiva e tomar decisões baseadas em evidências, sem se deixar levar pela lógica eleitoreira e pela polarização cega.
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) October 2, 2019