Petebista histórico, Ricardo Abalém renunciou ao comando do diretório metropolitano em carta enviada ao presidente regional do partido, Wagner Rodrigues. À Coluna do CT, Abalém explicou que nem Rodrigues, nem o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), lhe pediram o cargo. “Ao contrário, o Ronaldo pediu que eu continuasse, mas preferi entregar”, contou o já ex-presidente metropolitano.
Natural realinhamento
Na carta, Abalém pondera com Rodrigues que “o momento é de natural realinhamento das bases do partido em todo o Tocantins, com vistas aos novos projetos para 2020 e 2022”. “Me sinto honrado pela confiança, mas declino, a partir de hoje, da presidência do PTB de Palmas, por considerar que a etapa de reestruturação da sigla na Capital foi cumprida e abre-se um novo ciclo”, avaliou.
Mais à vontade
À Coluna do CT, Abalém disse que, dessa forma, deixará Rodrigues e também Dimas ainda mais à vontade para fazerem os ajustes que julgarem necessário no partido.
Completa renovação
Com a saída dele, o PTB chegará a uma completa renovação em seu comando. O partido, historicamente, pelo menos nos últimos 12 anos, esteve sob total articulação de Abalém, do ex-deputado estadual José Geraldo, ex-presidente regional; e de Sebastião Albuquerque, ex-secretário-geral. Sem os três, a sigla inicia uma nova fase, sob total tutela do grupo do prefeito Ronaldo Dimas.
Etinho Nordeste assume
O presidente do PTB, Wagner Rodrigues, disse à Coluna do CT que o vereador de Palmas Etinho Nordeste ficará com o comando do partido na Capital. “Conversei com Ronaldo e também com o Etinho, e concordamos que ele é o melhor nome para ficar com o partido na saída do Abalém”, afirmou.
Confira a seguir a íntegra da carta de Abalém a Wagner Rodrigues:
“Prezado Presidente Wagner Rodrigues (PTB), agradeço a confiança depositada em minha pessoa para dar continuidade à condução da executiva do PTB de Palmas nesse período de transição de comando da sigla em nosso Estado. O momento é de natural realinhamento das bases do partido em todo o Tocantins, com vistas aos novos projetos para 2020 e 2022. E não poderia ser diferente na Capital.
Temos atualmente uma executiva metropolitana formada por correligionários do mais alto gabarito e nutridos pelo respeito à história da nossa sigla. Um grupo que foi determinante para o posicionamento do PTB nas eleições de 2016 e coroado com a conquista de uma representação na Câmara Municipal. A todos eles agradeço o convívio e a confiança.
A história do PTB é motivo de orgulho para petebistas e brasileiros. Aqui no Tocantins também é marcada pela passagem de grandes líderes mandatários que contribuíram com a construção de Palmas e do Tocantins.
Me sinto honrado pela confiança, mas declino, a partir de hoje, da presidência do PTB de Palmas, por considerar que a etapa de reestruturação da sigla na capital foi cumprida e abre-se um novo ciclo. Política é uma arte, a arte de ajudar ao próximo. Podemos e devemos praticar essa arte, sempre e de onde estivermos.
Agradecido, desejo sucesso a todos. Que Deus nos ilumine.
Ricardo Abalém Junior
Palmas, 2 de agosto de 2019”.