A direção da Rede Sustentabilidade no Tocantins decidiu não colocar a candidatura da jornalista e empresária de comunicação, Silene Borges, na disputa pela Prefeitura de Araguaína. Ela substituiria o ex-deputado federal Célio Moura (PT), que desistiu nesta semana por conta da saúde da esposa dele e descontente com os recursos que a direção nacional petista estava querendo investir em sua campanha. Com isso, a cidade terá somente as candidaturas à reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (UB) e de oposição do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
MOTIVO É FINANCEIRO
À Coluna do CT, um dos principais dirigentes regionais e membro da direção nacional da Rede, Fábio Ribeiro, explicou que o principal motivo para não colocar a candidatura de Silene é financeiro. “Não podemos brincar de fazer política. Silene Borges é um quadro partidário importante demais para submetermos a uma campanha sem as condições mínimas de disputa”, defendeu. “A desistência do Célio Moura já é um prejuízo enorme, não posso ser inconsequente e exigir isso dela.”
CORAGEM DE SOBRA
Ribeiro disse saber que a já ex-vice de Célio Moura “tem coragem de sobra”. “Mas infelizmente o partido não se preparou para um embate de tamanha importância. A direção nacional, da qual eu faço parte, não quer submetê-la a essa disputa sem as mínimas condições”, reforçou.
OUTRO PROBLEMA
Outro problema para uma candidatura de Silene é o companheiro dessa aliança com a Rede, o PT. A comissão executiva do partido em Araguaína, que tem à frente José Wilson Silva, emitiu comunicado nessa terça-feira, 13, avisando “os rumos do partido enquanto à composição e/ou apoio para a chapa majoritária estão sendo discutidos pela direção municipal, e que em breve irá pronunciar a sua decisão”.
TRABALHO EXCEPCIONAL
O PT disse no comunicado que respeita a decisão de Célio de desistir. “É uma liderança que fez um trabalho excepcional enquanto deputado federal e, com certeza, iria fazer um belo trabalho como prefeito em nossa cidade, mas entendemos e respeitamos a sua decisão em desistir da candidatura”, afirma. O partido ressalta que a chapa de vereadores está mantida.