O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcelo Lellis, e a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, estiveram nesta terça-feira, 6, na Embaixada da Alemanha em Brasília para apresentar projetos de sustentabilidade do Tocantins, dentre os quais há oportunidades de cooperação internacional. No encontro, a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica ficou estabelecida, no qual a agência de Governo da Alemanha prestará apoio – a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Os tocantinenses foram recebidos pela primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável, Franziska Troeger, e pelas representantes da GIZ: a diretora de Projeto da Cooperação Técnica, Alicia Spengler e a assessora técnica, Renata Costa.
CANAL DE DIÁLOGO
Para o secretário Marcelo Lelis, o encontro abriu um importante canal de diálogo para avançar nas cooperações internacionais voltadas para os projetos ambientais do Tocantins. “Nós apresentamos alguns projetos prioritários para a gestão, nos quais temos a oportunidade de cooperação internacional. Junto aos representantes do governo alemão, recebemos apoio para a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, no qual a Semarh vai trabalhar com prioridade”, afirmou. O programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), voltado para o mercado internacional de carbono, foi o mais evidenciado. “Uma das nossas solicitações, para a qual já fomos atendidos, é que teremos o suporte da GIZ, para avançar com o registro dos créditos de carbono do nosso programa de REDD+ Jurisdicional”, revelou Marli Santos.
DISPOSIÇÃO DE COLABORAR
A primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Franziska Troeger, apresentou as diversas iniciativas do governo da Alemanha no Brasil e a disposição em colaborar com o Tocantins. “É essencial trocar lições aprendidas entre países e estados sobre mecanismos de financiamento climático e valorização da floresta em pé. Esta parceria permitirá que o governo do Tocantins avance com a sustentabilidade ambiental e adote padrões internacionais relacionados aos créditos de carbono”, comentou à equipe de comunicação do Estado.