O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, disse que está consultando os filiados da entidade sobre o imbróglio da emenda da bancada federal no valor de R$ 68.635.706 para aquisição de maquinários. O governador Mauro Carlesse (DEM) e o coordenador da bancada, deputado Carlos Gaguim (DEM), defendem a mudança do plano de trabalho para que o número de itens seja reduzido de 30 para 4. Segundo eles, isso facilitaria a licitação. Já outros congressistas, sobretudo a senadora Kátia Abreu (PDT), são contra a alteração.
Dois anos e nada
Mariano disse à Coluna do CT que a maioria dos prefeitos quer apenas que se resolva a situação e que eles possam receber o maquinário — escavadeiras hidráulicas, caminhões, retroescavedeiras e pás-carregadeiras. “É só o que queremos. Já vai pra quase dois anos”, ressaltou o presidente da ATM.
Assunção disse que seria melhor
Na reunião com o então secretário estadual de Infraestrutura, Renato Assunção, e a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM), no dia 30 de julho, conforme ata, Mariano se colocou contra a mudança. Porém, à Coluna do CT, ele explicou que se posicionou dessa forma porque Assunção defendeu na ocasião que o melhor caminho seria manter a proposta original. “Mas o que queremos é só agilidade, é a fala de todos os nossos associados”, reforçou o presidente da ATM.