O coletivo Somos, que tem entre os membros a vereadora eleita Thamires Rosa (PT) entre os membros, tiveram agenda nesta quinta-feira, 14, com o presidente da Câmara de Palmas, Folha Filho (PSDB), e com um grupo de Blocos de Rua, a “Fenty Ampla”, para apresentar uma minuta de Projeto de Lei para garantir a inclusão de um carnaval popular de rua no calendário oficial da Capital.
ANTECIPAR PROJETO PARA GARANTIR FESTA EM 2025
O Projeto de Lei será formalmente apresentado na Câmara já terça-feira, 19, para dar início à tramitação, conforme acordado no encontro. A decisão de protocolar a solicitação ainda neste ano visa garantir o tempo necessário para a organização da festa popular, prevista para a primeira semana de março de 2025. Thamires Rosa, do Somos, que assume oficialmente em fevereiro, adiantou os processos burocráticos para assegurar que o evento ocorra conforme planejado.
POTENCIAL DE IMPULSIONAR ECONOMIA
Folha Filho manifestou apoio à iniciativa. “Nosso compromisso é assegurar que as manifestações culturais tenham espaço garantido no calendário oficial da cidade, proporcionando uma festa acessível a todos. Junto com o Capital da Fé, o Carnaval de Rua tem um grande potencial para impulsionar a economia local, atrair turistas e gerar novas oportunidades de negócios e renda para nossa população,” destacou o presidente da Câmara, vereador Folha.
ESPAÇO DE EXPRESSÃO
Uma das representantes da Fenty Ampla na reunião, Juliana Saraiva defendeu que a aprovação do texto será uma conquista importante. “Significa assegurar um espaço de expressão popular, onde a cidade se une em celebração e diversidade. O Carnaval de Rua também é uma oportunidade de movimentar a economia local, fortalecendo o comércio e gerando oportunidades para diversos profissionais. A Fenty Ampla, representando os blocos Bloco Na Doida, Coletivo Flácido, Pirarucu Bloco, Amo Meu Bloco, Vem Ser Brilhosa e Tô Pagodeira, tem um imenso orgulho de fazer parte dessa luta, pois acreditamos que cultura, a alegria e a economia de forma criativa caminham juntas”, disse.