O secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP) e presidente do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO), Wlademir Mota Oliveira, juntamente com os demais membros do órgão, entregou na tarde dessa terça-feira, 17, o exemplar físico do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Pesse) à presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE
Elaborado em 2019 e atualizado em 2024, o Pesse é um instrumento de gestão que define estratégias de enfrentamento à criminalidade, prevenção à violência e garantia de direitos. Construído com a participação de diversas instituições de segurança, o plano é um desdobramento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do governo federal, e atende a exigências do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permitindo o acesso a recursos para ações e políticas na área. De acordo com a SSP, o plano “é um instrumento fundamental para a Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins, elaborado com o esforço conjunto das instituições responsáveis pela segurança, permitindo o planejamento de estratégias e políticas públicas de enfrentamento à criminalidade, prevenção à violência e garantia de direitos”.
MAIS ALINHADO E OBJETIVO
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a entrega do plano representa um avanço para a segurança no Tocantins. “O Pesse foi discutido ao longo do ano e agora está mais alinhado e objetivo. Este documento não é apenas uma exigência da lei federal, mas uma ferramenta essencial para fortalecer a segurança pública. A parceria entre os órgãos é fundamental para alcançarmos os objetivos com um trabalho integrado e eficaz”, afirmou. (Com informações da Ascom da SSP)