O leilão da BR-153 entre Aliança do Tocantins e Anápolis ainda rende embates. O deputado federal Tiago Dimas (SD) utilizou a Tribuna da Câmara nesta quinta-feira, 7, para defender a iniciativa da bancada junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a antecipação da duplicação da rodovia nos trechos tocantinenses. No discurso, o parlamentar não deixou de criticar o governador Mauro Carlesse (PSL), que preferiu uma articulação direta com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Garantia jurídica foi resultado da representação da bancada
Tiago Dimas fez questão de exaltar o resultado da ação da bancada federal junto ao TCU, que rendeu acórdão favorável ao pleito. “Esta garantia jurídica obtida por nós é mais do que fundamental, pois este contrato de licitação não era bom para o meu Estado. Se não fosse isto, esta representação no Tribunal de Contas da União, nós iríamos ver a maior parte do trecho tocantinense duplicado somente após 20 anos, e isto é algo que não estava certo”, disse o deputado, que lamentou o fato do discurso “não ser somente para comemorar”.
Falta de espírito público
O congressista reservou parte do discurso para criticar Mauro Carlesse, que em manifestação à imprensa disse ter considerado a representação um ato de “oportunismo”. “Ao invés de uma união total sobre o tema, o que nós vimos é que o governador fez a opção de criticar os membros da bancada. Nos atacou por estarmos defendendo o Tocantins. Isto é uma clara falta de espírito público de alguém que não sabe superar diferenças políticas em prol do bem estar da nossa população”, disse Tiago Dimas.
Não faz o dever de casa
O coordenador da bancada federal segue com as críticas, desta vez direcionadas à gestão de Mauro Carlesse. “Enquanto nos ataca, tão pouco busca fazer o dever de casa. Basta analisarmos as rodovias estaduais. Cada região do Estado tem uma estrada em uma situação vexatória, sem perspectiva de reconstrução. Atestou incompetência e finalmente deu andamento a federalização da TO-050 e da TO-020”, listou.
Ainda disposto a ajudar
Apesar da série de críticas, Tiago Dimas ainda se disse disposto a ajudar. “Mesmo diante disto, independentemente de posições políticas, quero manter minha posição de me colocar à disposição do Tocantins, do governador, da sua gestão, para que juntos possamos discutir as pautas que interessa”, concluiu.
Veja a íntegra do discurso: