O empresário Tom Lyra assumiu a presidência da comissão provisória estadual do Avante (ex-PTdoB). O partido estava no grupo do ex-deputado federal Eduardo Gomes, vice-presidente nacional do Solidariedade. Com isso, o Avante passa a compor a base da senadora Kátia Abreu (PDT), pré-candidata a governadora. Apesar de um partido pequeno e de pouca expressão no Estado, a conquista política às vésperas das convenções está sendo comemorada pelos aliados da pedetista.
Conforme Tom Lyra, a nomeação foi feita nesta sexta-feira, 20, pela executiva nacional do partido, comandada pelo deputado federal Luiz Tibé (RN), após a dissolução da comissão provisória estadual, que era presidida por André Gomes.
Tom Lyra havia se filiado ao PDT no dia 2, junto com a senadora Kátia Abreu, mas se desfiliou já no dia 5 e ingressou no Avante, sem divulgar. Ele é pré-candidato a deputado federal. Em 2010, chegou a entrar na disputa pela Câmara, pelo PR, mas desistiu durante a campanha. Tom foi vice-governador na gestão de Sandoval Cardoso (SD) e secretário da Indústria e Comércio de Gurupi no governo Laurez Moreira (PSDB), do qual se desligou no final de março por causa de seu projeto eleitoral.
LEIA MAIS
— Partidos deixam convenção para domingo; confira
— BOM DIA – Com candidato sub judice, mais insegurança para o sofrido Tocantins
— Confira tudo que foi publicado sobre a eleição suplementar
O empresário confirmou que a legenda vai agora, ao invés do senador Vicentinho Alves (PR), com quem estava se aliando, apoiar Kátia na eleição suplementar. “A senadora é o nome mais apropriado tanto política como tecnicamente para fazer os ajustes necessários no governo e colocar ordem na casa, pois a população não suporta mais desgovernos”, avaliou o novo presidente regional do Avante.
Para ele, o nome de Kátia não deve encontrar resistência junto aos demais integrantes do partido. Entre as novidades de André Gomes para o Avante, o ex-presidente conseguiu a filiação do ex-governador Raimundo Boi, que será candidato a deputado estadual. “Temos grandes nomes que são candidatos como o ex-governador Raimundo Boi, o deputado Helinho Santana, da nossa Polícia Civil, o pastor Claudemir Lopes, além do nosso ex-presidente, vereador André Gomes”, apontou Tom Lyra.
- Matéria atualizada às 19h56