Em Porto Nacional, em solenidade com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na manhã desta terça-feira, 13, os adversários se encontraram no mesmo palanque, o governador Mauro Carlesse (PSL) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PL). Os atritos entre os dois aumentaram nos últimos dias com a aprovação da PEC dos Pioneiros, que o Palácio diz que tem poder de afundar o Estado e que o parlamentar defende — foi seu relator na Câmara — como medida justa para resgatar os direitos dos pioneiros.
Sem ranço
Em seu discurso, Carlesse pediu a Vicentinho: “Vamos tirar esse ranço, chefe. Vamos tocar pra frente. Adversário político é uma coisa, adversário pessoal é outra. Vamos fazer o melhor para Porto, o melhor para o Tocantins. É importante. Eu nunca falei da pessoa do senhor”.
Com PEC, vai por água abaixo
No entanto, ainda no discurso, Carlesse criticou a PEC dos Pioneiros. Ao destacar que o programa “Tocando em Frente” vai abrir 100 mil postos de trabalho no Estado, o governador afirmou que “todos esses projetos, com essa PEC, vão por água abaixo”. “Eu espero que não. Eu vou para Brasília, vou resolver. Vou lutar. Não sou contra o direito deles [pioneiros]”, afirmou.
Assista trechos do discurso do governador:
O governador @MauroCarlesse parabeniza Porto Nacional e destaca que o Tocantins precisa de união para que programas como o #TOcandoEmFrente, desenvolva o Estado. pic.twitter.com/EPRkMVfIKL
— Governo do Tocantins (@governoTO) July 13, 2021