O arquiteto Walfredo Antunes de Oliveira Filho assumiu na manhã desta terça-feira, 16, o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup). A solenidade aconteceu no gabinete do orquidário da administração. Co-autor do plano urbanístico de da Capital, o novo membro da administração da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) citou o órgão municipal como “guardião do plano diretor”.
Em pronunciamento na solenidade de posse, Walfredo Antunes citou planejamento urbano como forma de preparação para a tomada das melhores decisões. “Envolve interesse e expectativas. É assim que vamos trabalhar junto com outras secretarias e instituições como a Universidade Federal do Tocantins [UFT]”, ressaltou.
O arquiteto ainda elencou algumas ações que pretende desenvolver e reforçou a proposta da prefeita de planejar a Capital para os próximos 30 anos. “A incumbência de pensar e planejar a cidade pelos próximos 30 anos será cumprida. Faremos em conjunto com os demais órgãos. Teremos um seminário neste ano e o Ipup dará, sim, sua contribuição”, reforçou.
Cinthia Ribeiro destacou o fato do comando da pasta estar com um pioneiro. “É um orgulho estar ao lado de pessoas que sonharam e realizaram esta cidade. E também por poder celebrar 30 anos da Capital na condição de prefeita de Palmas. Temos muitos desafios. Precisamos pensar o que queremos para os próximos 30 anos”, disse;
Segundo a prefeita, o ingresso de Antunes no Executivo de Palmas se deve “aos trabalhos que realiza, por aquilo que realizou e por aquilo que fará”. “Desfeitos os palanques, se faz gestão. E gestão se faz com todos. Temos muitos desafios. E o foco é o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
A cerimônia de posse de Walfredo Antunes foi prestigiada por líderes políticos, gestores, profissionais da arquitetura, urbanismo e de instituições públicas de Palmas. Participaram do ato, entre outras pessoas, os deputados estaduais Ricardo Ayres (PSB), Vanda Monteiro (PSL) e Ivory de Lira (PPL); os vereadores José do Lago Folha (PSD) e Gerson Alves (PSL); a vice-reitora da UFT, Ana Lucia Medeiros; e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Silênio Camargo.
Perfil
Graduado em arquitetura pela Universidade Católica de Goiás, tem Mestrado em Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres e cursa Doutorado em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, sendo Professor do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins.
Em Goiás instituiu e dirigiu o Instituto de Planejamento Urbano e Regional (INDUR), e ocupou Secretaria de Coordenação em Goiânia, tendo dirigido também o Instituto Municipal de Planejamento. Ocupou a Diretoria de Crédito do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) no governo federal e foi secretário do Turismo, e assessor especial da Governadoria no Tocantins.
Walfredo Antunes tem extensa atuação em projetos de Arquitetura e Urbanismo, destacando-se a co-autoria do plano urbanístico de Palmas e seus principais edifícios públicos, incluindo a sede do Tribunal de Contas (TCE).
Tem o Grau de Comendador da Ordem do Mérito do Tocantins e é também comendador do Mérito Amazônico, pela Sudam. Exerceu a vice-presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil e recebeu deste a Medalha Lúcio Costa, da categoria Urbanismo. (Com informações da Secom/Palmas)