Alguns políticos tocantinenses tiveram oportunidade de discursar durante a solenidade de posse do Siqueira Campos (DEM) como senador da República. Na sessão especial desta terça-feira, 16, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa (PHS), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o deputado federal Carlos Gaguim (DEM) foram alguns que fizeram pronunciamento da Tribuna.
Momento histórico
Wanderlei Barbosa classificou a posse como “momento histórico” e destacou a atuação do ex-governador no processo de separação de Goiás. “Precisávamos de um líder, e Siqueira Campos lutou e liderou esse movimento separatista. Ele conseguiu dar uma nova dimensão ao norte de Goiás, criando o nosso Tocantins. […] Fico muito feliz por esse momento. Momento em que damos posse a um homem de quase 91 anos, mas que de maneira brilhante construiu um Tocantins para todos nós”, elogiou.
Homem corajoso
Já a prefeita Cinthia Ribeiro lembrou de João Ribeiro, elogiou Eduardo Gomes pelo “gesto de nobreza” em licenciar-se do cargo de senador. Sobre Siqueira Campos, a tucana destacou sua atuação na criação não só do Tocantins, como de Palmas. “Este é um momento que marca o coração de todos os tocantinenses, do povo brasileiro e a todos que escolheram a jovem capital Palmas, sua filha caçula, governador [Siqueira Campos], para ali plantar seus sonhos e viver a realidades. Muitos brasileiros sonharam ousar, mas um homem corajoso chamado José Wilson Siqueira Campos, realizou”, afirmou.
Ex-adversários
Adversário de Siqueira Campos nas eleições estaduais de 2010 – da qual saiu derrotado -, Carlos Gaguim contou na Tribuna que fez questão de fazer as pazes e se aproximar do agora senador logo que encerrou o processo eleitoral daquele ano, justificando que, sem ele, não teria vindo para o Tocantins.