A adoção de uma nova postura, aliada a hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física, pode evitar diversos fatores de risco na população como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros. O consumo frequente de alimentos industrializados com alta densidade calórica (fast-foods, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, bebidas alcóolicas etc.), associado a práticas como omissão de refeições e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras, são prejudiciais para uma boa alimentação.
É importante priorizar no dia a dia a ingestão de alimentos funcionais, pois exercem um papel que vai além da nutrição básica e da oferta de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, mas também oferecem compostos bioativos que desempenham funções na promoção da saúde.
É importante considerar que o efeito terapêutico dos alimentos funcionais se anula quando o hábito alimentar é desequilibrado. Para que estes alimentos possam ter o efeito esperado é importante associar uma rotina alimentar saudável que inclua o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros diariamente.
Seja determinado(a), planeje o preparo dos alimentos e colha os benefícios da alimentação saudável para saúde. (Da assessoria de imprensa)