Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Estado do Tocantins alerta para a importância do diagnóstico precoce, o que garante maiores chances de cura e melhor resposta aos tratamentos atuais.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).
Ainda conforme o INCA, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
A presidente da Liga Feminina, Mônica Marques, ressalta a importância dos pais ou cuidadores se manterem atentos a mudanças no corpo das crianças e a sintomas que caracterizem anormalidades, devendo então levá-las ao médico para avaliação.
Liga
A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer tem duas missões, sendo elas a prevenção, com ações de conscientização e oferta de alguns exames, e a assistência a pacientes em situação de vulnerabilidade, sejam eles homens, mulheres ou crianças em tratamento de qualquer tipo de câncer.
A assistência é feita com doações mensais de cestas básicas, itens de higiene pessoal, material de limpeza para a casa, medicamentos, além de doação de perucas, cadeiras de rodas, roupas, sapatos, toalhas, lençóis, eletrodomésticos e etc. As doações são feitas na sede da Liga para os pacientes que podem ir retirar ou nas visitas que acontecem nas casas dos pacientes e também na Casa de Apoio.
Interessados em contribuir com o trabalho da Liga podem fazer doações diretamente na sede da entidade, transferências bancárias via pix (chave 04.797.524/0001-06) ou atuar como voluntárias ou parceiros. Informações pelo telefone (63) 99205 1648. Fonte: INCA