O governo estadual anunciou nesta quarta-feira, 13, que os atendimentos de radioterapia em Palmas foram restabelecidos. Novos atendimentos haviam sido suspensos pela Irradiar em janeiro porque já não recebia há noves. Entretanto, o Executivo firmou acordo com a empresa, pagando mais uma referência e garantindo o “pagamento continuado” dos novos meses e dos atrasados.
Com o acordo, os pacientes estão sendo agendados para realizar o tratamento de forma regular, evitando o deslocamento para Imperatriz no Maranhão, onde o Estado mantém outro serviço contratado e para onde os palmenses estavam sendo encaminhados quando a Irradiar suspendeu atendimentos.
De acordo com o governo estadual, os serviços em Imperatriz serão mantidos até que seja liberada a máquina instalada em Araguaína pelo Governo Federal, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM).
Agilidade
O secretário da Saúde, Renato Jayme da Silva, está em Brasília aonde irá se reunir com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para interceder junto à equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear a liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína.
“As ações de competência da gestão estadual foram concluídas como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do equipamento, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção, aguardamos agora só a liberação do equipamento para iniciar os atendimentos e estamos aqui para pedir agilidade neste processo”, relatou.
O Tocantins possui dois serviços de tratamento oncológicos, as Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) estão localizadas em Palmas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e em Araguaína no Hospital Regional de Araguaína (HRA) com realização de consultas especializadas, quimioterapias, braquiterapia, hormonioterapia e demais serviços necessários ao tratamento do câncer.
Empresa
Sobre a retomada dos atendimentos, a Irradiar informou ainda que passará a receber recursos do governo federal para o custeio dos atendimentos.”Não dependendo mais da verba estadual para a prestação do serviço. Os valores do tratamento são da Tabela SUS [Sistema Único de Saúde], sem nenhum acréscimo”, garante.
Leia a nota da Irradiar sobre o acordo com o Estado:
“RADIOTERAPIA IRRADIAR RETOMA ATENDIMENTO A PACIENTES DO SUS
A Radioterapia Irradiar informa que o atendimento aos pacientes do SUS foram retomados nesta quarta-feira, 13.
O serviço foi retomado após acordo com o governo do Estado que pagou a dívida referente ao mês de maio de 2018 e após o mesmo se comprometer a realizar o pagamento continuado dos meses seguintes do ano passado até o presente momento.
Além disso, também foi publicado o contrato da habilitação onde a clínica passará a receber recursos do Governo Federal para o custeio dos atendimentos, não dependendo mais da verba estadual para a prestação do serviço.
Serviço
Os valores do tratamento são da Tabela SUS, sem nenhum acréscimo. A clínica trata 35 pacientes novos do SUS ao mês, executando 700 sessões de radioterapia a cada 30 dias (20 sessões ao mês / 5 por semana / 1 ao dia para cada paciente).
Os pacientes da Irradiar recebem um atendimento de altíssima qualidade e são tratados com um acelerador que figura entre os mais modernos do País, sendo capaz de realizar radioterapia conformacional 3D, de intensidade modulada (IMRT) e IGRT além da Radiocirurgia (técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente). O aparelho focaliza e emite a radiação de forma específica para não comprometer os demais órgãos. A Radioterapia Irradiar está localizada em Palmas.”