“O exemplo vem de casa”, com estas palavras o governador do Estado do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, convoca todos os servidores estaduais que ainda não se vacinaram ou estão com as doses de vacinas contra a covid-19 em atraso a completar seu ciclo vacinal. Por determinação do Governador e em parceria com a Prefeitura de Palmas, a Unidade Móvel do município, o “Busão Mais Saúde”, estará nesta segunda-feira, 7, estacionado entre as secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública, das 8 às 17 horas, aplicando vacinas contra a covid-19 para maiores de 12 anos.
O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, ressalta o esforço do Governo em ampliar o público vacinado no Estado. “Os dados estão disponíveis e comprovam que a vacinação em massa da população está controlando a doença, temos muitos casos, mas a letalidade e a gravidade da doença diminuiu, isto é o avanço da ciência e resultado da vacinação. Precisamos dar o exemplo, por isso todos os gestores das pastas estaduais foram convocados a dar o exemplo e conclamar seus servidores a se vacinarem”, frisa.
A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Rocha, orienta que os servidores que se contaminaram com a covid-19, nos últimos dias, devem aguardar o prazo de 30 dias para aplicação das doses de vacina.
Diante do crescente número de casos de covid-19, o secretário da Administração, Rafael Sulino, destaca a importância desta ação conjunta entre as pastas para conscientizar os servidores. “Com essa nova onda de casos de covid-19 nós redobramos os cuidados, por meio da aquisição de materiais de proteção, como máscaras, álcool, luvas de proteção, além de estabelecer o revezamento dentro das equipes de trabalho para evitar aglomerações. Por meio dessa Ação proposta pelo Governador, queremos convocar todos os nossos servidores a cuidarem mais de si e dos outros, e manter o esquema vacinal atualizado é essencial”, enfatiza.
Já o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, detalha o compromisso das equipes que estão na linha de frente no combate a pandemia. “É uma ação extremamente positiva do Governo do Tocantins, a de garantir a vacina para todos os profissionais da segurança pública. Reflete o empenho que tivemos durante todo o ano passado, em assegurar a imunização, uma vez que durante toda a pandemia eles mantiveram o trabalho na linha de frente de forma ininterrupta. É uma medida essencial, portanto, em primeiro lugar para proteger a vida desses profissionais, e também para assegurar a continuidade do trabalho de manutenção da ordem e combate à criminalidade”, afirma o secretário.
Dados
Tocantins recebeu 2.851.385 doses de vacinas contra a covid-19 e distribuiu 2.778.298 doses aos municípios, com aplicação de 66,50% para D1 (1.067.761), 52,33% para D2 (859.031); 2,28% para dose única (39.744).
O Estado tem até o momento 54,61% de sua população totalmente imunizada, com um grande público, mais de 250 mil pessoas com doses em atraso, o que deixa grande parte da população vulnerável a contaminação de novas variantes. (Da assessoria de imprensa)