Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias fizeram um manifesto na manhã desta sexta-feira, 21, em frente à Prefeitura de Miracema. O motivo é não pagamento do incentivo financeiro que a categoria tem garantido por lei municipal. O município conta com 55 agentes de saúde e 15 de combate a endemias.
Desde 2003
Em vídeo distribuído nas redes sociais [assistir no final], o representante dos agentes, Florisval Pereira, afirma que desde 2003 que o município paga corretamente o incentivo e que foi o primeiro a quitá-lo sem judicialização. “Em outros municípios, foi preciso recorrer à Justiça”, diz o profissional.
Entrou dia 7
Segundo ele, o incentivo financeiro é a 13ª parcela repassada pelo Ministério da Saúde à prefeitura. Pereira diz que o recurso entrou dia 7, mas o pagamento aos agentes não foi efetuado.
Não vai vir
O profissional afirma que o município estaria esperando uma 14ª parcela do Ministério da Saúde para saldar o débito, mas ele avisa: “Não vai vir”.
O outro lado
À Coluna do CT, o chefe de gabinete da prefeitura, Rômulo Brito, disse que a gestão encaminhou a solicitação para o jurídico e está aguardando o parecer sobre o caso para a tomada de decisão.
Assista à manifestação dos agentes em frente à prefeitura: