Anestesista pioneira no Tocantins, a médica Esmeralda Marchesini Medrado, de 72 anos, faleceu nessa sexta-feira, 7, vítima da Covid-19, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, onde exercia a profissão desde 1982. Ela era viúva do ex-secretário estadual da Saúde Eduardo Medrado, que faleceu em 2016.
Excelentes serviços
Em nota de pesar, o governador Mauro Carlesse (DEM) afirmou que “a dedicação e excelentes serviços prestados” pela médica aos tocantinenses “ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da ética profissional”.
Luta corajosa pela vida
O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) destacou a “luta corajosa pela vida” de doutora Esmeralda. “Coragem e dedicação à medicina e aos pacientes são algumas das condições humanas que a fizeram ser tão amada e respeitada em toda a sua vida, desde a formação em Salvador, sua residência em anestesiologia em Goiânia e sua carreira profissional no Tocantins, ao lado do também médico Eduardo Medrado”, afirma a nota do Simed.
Confira a seguir a íntegra das notas:
É com profunda tristeza que manifesto meu pesar pelo falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, viúva do ex-secretário estadual da Saúde, Dr Eduardo Medrado, ocorrido nesta sexta-feira, 7, em Araguaína.
Médica pioneira no Tocantins, deixou uma visão prática da vida e da profissão.
Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da ética profissional.
Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, os corações dos familiares e de todos que sofrem a perda dessa grande amiga.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) manifesta profundo pesar pela morte da anestesista Esmeralda Marchesini Medrado, aos 72 anos, vítima de Covid-19, após uma luta corajosa pela vida.
Coragem e dedicação à medicina e aos pacientes são algumas das condições humanas que a fizeram ser tão amada e respeitada em toda a sua vida, desde a formação em Salvador, sua residência em anestesiologia em Goiânia e sua carreira profissional no Tocantins, ao lado do também médico Eduardo Medrado.
Sua contribuição pioneira em Araguaína e ao Tocantins e sua atuação como mulher de força exemplar, serão sempre lembradas pelos profissionais da saúde, pacientes, amigos e principalmente pelos filhos, aos quais o SIMED presta solidariedade.
Foi com profundo pesar que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do
Tocantins (Coopanest-TO) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado do
Tocantins (SAETO) receberam a notícia do falecimento da médica
anestesiologista, Drª Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, de 72
anos, vítima da COVID-19.
Drª Maria Esmeralda trabalhava como anestesiologista nos hospitais Dom
Orione e Regional de Araguaína. É portadora do registro 006 no Conselho
Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), pioneira no Estado e uma das
fundadoras da Coopanest-TO e da SAETO, além de ter sido vice-presidente
da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (FEBRACAN). Foi presidente da Coopanest-TO por cinco mandatos.
Pelos colegas, será lembrada pela estruturação de condições de trabalho,
remuneração digna e valorização da categoria. Exerceu a anestesiologia
com qualidade, dignidade, ética e grandeza. Estimulou o primeiro serviço de residência do Estado em Araguaína, e projetou o Tocantins na anestesia do Brasil.
Foi casada com o médico Dr. Eduardo Novaes Medrado Santos, exsecretário de Saúde do Estado do Tocantins que faleceu em 20 de junho de 2016. Baiana de Salvador, a médica Maria Esmeralda acompanhou o marido
Eduardo Medrado na mudança de Barreiras-BA, na divisa com o então
nordeste goiano, para Araguaína, no norte do Estado, em dezembro de
1982.
Os colegas das duas entidades expressam ainda suas condolências pela
perda aos amigos, familiares e aos filhos Eduardo, Fernando, Helena
Sérgio.
Dr. Tássio Diogo Pontes
Presidente da Coopanest-TO
Dr. Omério Hauck da Silveira
Presidente da SAETO