A Associação de Servidores Públicos de Tecnologia da Informação (ASTIC) soltou nota nesta segunda-feira, 10, para expor a “falta de investimentos e estrutura” de TI. A manifestação ocorre após o problema no banco de dados da Secretaria da Educação (Seduc) que resultou na perda de seis meses de informações da pasta. A entidade diz que episódio “faz um alerta”. O Estado admitiu as deficiências do setor e informou já ter um plano de modernização que será implantado na nova estrutura de governo.
Segundo a Astic, o episódio na Secretaria de Educação já aconteceu em outras pastas e pode voltar a ocorrer caso as deficiências são sejam solucionadas. “O que aconteceu foi falta de investimentos em segurança, replicação de dados, sistema de backup e Data Center [Centro de Dados] de qualidade. Isso é claro para todos. Mas o que alertamos é que não é só a Seduc que passa por essa situação. Vários outros órgãos já passaram por isso, e muitos ainda podem passar”, relatou.
A Astic também critica o baixo efetivo de servidores de TI e questiona que cada um é lotado em uma secretaria diferente, o que dificulta . Na avaliação da associação, uma pasta específica para área poderia solucionar parte das dificuldades. “A solução para muitos dos problemas é criar um órgão de tecnologia, para focar recursos, estruturar, padronizar e inovar o ambiente tecnológico. É importante que esse projeto seja discutido com a classe, que entende a situação do Estado e está a tempos suportando a estrutura existente”, comenta.
Agência prevista na nova estrutura
Em nota, o Estado afirma que está realizando estudo justamente para implantar a Agência Tocantinense de Tecnologia da Informação, que assumirá gerenciamento de toda infraestrutura tecnológica. A nova pasta será implantada juntamente com a nova estrutura do Executivo. A gestão admite que há falhas no setor, mas destaca que uma ação de modernização já estava programada no plano de governo.
Leia abaixo a íntegra das manifestações:
Abaixo a nota da Secretaria de Comunicação Social do Estado.
“O Governo do Estado do Tocantins esclarece que está realizando um estudo para implantação da Agência Tocantinense de Tecnologia da Informação, que será responsável pelo gerenciamento de toda infraestrutura tecnológica do Estado, bem como dos servidores da área de Tecnologia da Informação. A Agência será implantada juntamente com a nova estrutura do Governo.
O Governo esclarece ainda que, já constava em seu plano de governo, uma ação para modernização dos sistemas de TI do Estado, após a constatação da falta de infraestrutura e gestão nos referidos serviços.
Sobre o quantitativo de servidores de TI do Tocantins, o Governo ressalta que existem 454 profissionais atuando em diversos órgãos do Estado.”