A Prefeitura de Araguaína informou que vai ampliar o atendimento no Hospital Municipal de Campanha (HMC) nesta semana com os 16 ventiladores pulmonares que recebeu na sexta-feira, 19. Conforme o município, desses equipamentos, 10 foram adquiridos via Sistema Único de Saúde (SUS) e 6 foram doados pelo empresário e suplente do Senado Ogari de Castro Pacheco, com articulação do senador Eduardo Gomes (MDB).
Equipamentos ideais
Segundo a prefeitura, os seis equipamentos doados por Pacheco são ideais para o tratamento de pacientes com sintomas moderados da doença, nível que já é atendido no HMC, e os outros 10 do SUS têm capacidade funcional para abertura da unidade de terapia intensiva (UTI).
É inédita
Para o município, a implantação da UTI para adultos em uma unidade municipal do Tocantins é inédita. Araguaína já possuiu leitos de UTI exclusivos para o tratamento de crianças com Covid-19 no Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM).
Já nesta semana
A prefeitura disse que 15 novos leitos clínicos e 5 de UTI já entraram em funcionamento nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde, segundo o município, ainda instalará mais cinco leitos de UTI nas próximas semanas.
40 leitos no HMC
Araguaína disse que é o único município do Tocantins a instalar leitos exclusivos para à pandemia e chegará a 40 no HMC. Além desses, a prefeitura ressalto que ainda tem mais 60 leitos planejados com a construção primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, até setembro.