A implantação do curso de Medicina da Universidade de Gurupi (UnirG) em Araguatins foi tema de audiência pública realizada na tarde de sexta-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores. Criada em 1985 como faculdade e tendo conquistado o título de universidade em 2018, a Unirg passou a se expandir no Tocantins por meio de parceria com os municípios e o governo estadual. Paraíso foi o primeiro a receber campus em 2021, ofertando o curso de Medicina. Atualmente a instituição conta com mais de 4,2 mil alunos, mais de 670 colaboradores e, aproximadamente, 300 professores.
PROJETO DEFENDIDO POR AMBOS OS PREFEITOS
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), assegurou que tanto o município quanto a instituição irão se empenhar para que a expansão seja efetivada. “Nós temos a força política de todos esses homens e mulheres aqui presentes, temos o apoio da comunidade que é fundamental e o que depender do nosso trabalho para viabilizar este projeto, contem com o nosso apoio”, assegurou. Gestor Araguatins, Aquiles da Areia (Progressistas) destacou os benefícios que a comunidade terá com a implantação da universidade. “Nós estamos aqui porque sabemos que através da educação, da saúde, da infraestrutura nós podemos gerar emprego e renda, e é isso que o povo da região do Bico do Papagaio precisa”, pontuou.
OBJETIVO SERÁ CONCRETIZADO
Vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT) também marcou presença na audiência. “Nós precisamos efetivar esta ação. Trazer o curso de Medicina irá transformar a cidade, vai melhorar diversos setores, impulsionar a economia, além de toda a rede de saúde que ganhará benefícios, desde o estagiário, ao profissional qualificado até o atendimento à comunidade. Com o esforço do município de Gurupi, da UnirG, da cidade de Araguatins e do governo do Tocantins esse objetivo será concretizado”, afirmou.