Autuada pelo Procon Tocantins semana passada pela má prestação de abastecimento de água em Dueré, a concessionária Hidro Forte disse que quando assumiu a prestação dos serviços do município, há pouco mais de 30 dias, em caráter de urgência, encontrou o setor “em estado de calamidade, por diversos erros cometidos pela empresa que realizava os serviços anteriormente”.
De acordo com a concessionária, entre os erros, o dimensionamento incorreto de bombas no sistema; falta de manutenção na rede de distribuição; dezenas de grandes vazamentos na rede e falta de cadastro técnico de redes.
Segundo a concessionária foi necessário, diante do cenário encontrado, fazer um diagnóstico em todo o sistema de abastecimento de água do município, para identificar as causas da falta de abastecimento de água. Em seguida iniciaram as ações práticas para solucionar o problema.
De acordo com a Hidro Forte foram realizados geofonamento da rede (serviço de procura de vazamentos na rede); desinfecção de redes de distribuição; substituição de três conjuntos motor-bomba (corretamente dimensionados); manutenção e substituição de centenas de metros de adutora de água bruta; substituição de painel de acionamento de conjuntos motor-bombas; manutenção de todo sistema elétrico com substituição de cabos nos PTP’s.
Ainda foram feitos serviços de retirada de dezenas de vazamentos em toda a cidade; reforma e Instalação de Escritório de Atendimento ao Cliente em Dueré; disponibilização de veículo novo para manutenção e operação do sistema; instalação de novo conjunto motor-bomba e painel de acionamento e perfuração de um poço tubular profundo.
Segundo nota da concessionária, nos próximos 15 dias, continuarão com os serviços para detectar e solucionar problema fazendo a manutenção constante do sistema, vez que antes não era feito de forma precisa.
A empresa destaca ainda na nota que o contrato firmado entre a Prefeitura de Dueré e a Hidro Forte é um emergencial, ou seja, apenas de operação e manutenção do sistema sem o aporte de investimentos vultuosos. No entanto, a Hidro Forte afirma que assumiu a responsabilidade de realizar as ações elencadas acima para que se visse garantido o atendimento à população duerense em quantidade, qualidade e regularidade de água, como preconiza legislação.
Entenda
Denúncias motivaram o Procon Tocantins autuar na quinta-feira, 9, a concessionária Hidro Forte por má prestação de serviços no fornecimento de água no município de Dueré. Foi concedido um prazo de até dez dias para que a empresa apresentasse defesa e, caso o problema persistisse, novas autuações poderiam ser realizadas.
Segundo as denúncias dos moradores, a interrupção no fornecimento de água é constante e o serviço só era normalizado no período noturno. No dia 26 de março a Hidro Forte também foi notificada por desabastecimento de água em Ponte Alta do Bom Jesus.
Conforme o Procon, a prática da empresa vinha sendo realizada contra o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que, no seu artigo 22, diz que as concessionárias são obrigadas a fornecer os serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, como é o caso da água, contínuos.
Veja na íntegra a nota da concessionaria Hidro Forte:
“A população de Dueré, interior do Tocantins, convive a anos com sérios problemas de disponibilidade de água, resultado das más administrações dos sistemas por parte dos prestadores anteriores.
É publico e notório, sendo inclusive objeto de diversas reportagens jornalísticas a situação de abandono que se encontrava a população de Dueré antes da Hidro Forte assumir a operação do Sistema Municipal.
A pouco mais de 30 dias, a Hidro Forte assumiu em caráter de Emergência a operação do sistema de abastecimento de Água do município, o qual encontrava-se em situação calamitosa, por diversos erros cometidos anteriormente, tais como:
- Dimensionamento incorreto de bombas no sistema;
- Falta de manutenção na rede de distribuição;
- Dezenas de grandes vazamentos na rede;
- Falta de cadastro técnico de redes.
Diante do cenário encontrado, a Hidro Forte iniciou um diagnóstico em todo o sistema de abastecimento de água do município, esse trabalho consistiu em identificar as causas da falta de abastecimento de água, tão logo terminado, começaram de fato, as ações práticas para a resolução do Problema. Foram feitos então diversas ações, dentre as quais destacam-se.
- Geofonamento da rede (Serviço de procura de vazamentos na rede);
- Desinfecção de Redes de distribuição;
- Substituição de 3 conjuntos motor-bomba (corretamente dimensionados);
- Manutenção e Substituição de centenas de metros de adutora de água bruta;
- Substituição de painel de acionamento de conjuntos motor-bombas;
- Manutenção de todo sistema elétrico com substituição de cabos nos PTP’s;
- Retirada de dezenas de vazamentos em toda a cidade;
- Reforma e Instalação de Escritório de Atendimento ao Cliente em Dueré;
- Disponibilização de Veículo novo para manutenção e operação do sistema;
- Instalação de novo conjunto Motor-bomba e painel de acionamento; e
- Perfuração de um Poço Tubular Profundo, localizado ao lado do Ginásio de Esportes Municipal.
Nos próximos 15 (quinze) dias será realizado o monitoramento em tempo integral do sistema, desde a captação até a distribuição, para que seja garantido que os problemas não continuarão presentes, nesse tempo também será dada continuidade a caça a vazamentos e identificação de pontos críticos de atendimento e possibilidade de novos vazamentos, uma vez que a rede não passava por manutenção constante.
Importa enfatizar ainda que o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Dueré e a Hidro Forte é um contrato Emergencial, ou seja, apenas de operação e manutenção do sistema sem o aporte de investimentos vultuosos, no entanto, a Hidro Forte assumiu a responsabilidade de realizar as ações elencadas acima para que se visse garantido o atendimento à população duerense em quantidade, qualidade e regularidade de água, como preconiza legislação.
A Hidro Forte reafirma o compromisso com a população de Dueré e explica que os transtornos até aqui causados foram necessários para a correção da operacionalização do Sistema de Abastecimento de Água municipal”.