O campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de Paraíso do Tocantins está oficialmente inagurado. A solenidade ocorreu nessa terça-feira, 3, e a unidade funciona na antiga Escola Trajano Coelho Neto desde o começo de fevereiro. São 120 alunos aprovados no vestibular para os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Além das salas de aula e da parte administrativa, a unidade conta com quadra poliesportiva, laboratório de informática e biblioteca, os dois últimos em fase de estruturação.
5º campi
Este é o quinto campus da Unitins, que já está em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.
Resultado do ajuste fiscal
O governador Mauro Carlesse (DEM) disse que a inauguração do novo campus representa o cumprimento de um compromisso de campanha e que isso só foi possível em virtude “das medidas enérgicas” tomadas no início da gestão para o equilíbrio fiscal do Estado. “Colocamos o Estado em condições de realizar as demandas da população, a exemplo deste campus, que vai atender não só Paraíso, mas todo o Vale do Araguaia”, disse o governador.
Duplicação Palmas-Paraíso
Carlesse ainda anunciou a duplicação do trecho da rodovia TO-080, que liga Palmas a Paraíso. Com essa obra, o governador afirmou que o Estado vai promover a integração das duas cidades. Segundo ele, a licitação deve ocorrer ainda este ano.
Vale do Araguaia clamava
O campus da Unitins em Paraíso foi viabilizado por meio de emenda parlamentar de R$ 3 milhões do deputado federal Osires Damaso (PSC). “Para ele, o Vale do Araguaia “clamava por esse campus”. “Agradeço ao governador Mauro Carlesse pelo desprendimento de realmente fazer o bem pelo Tocantins. Ele está dando condições para que os nossos jovens tenham um curso superior, além de fomentar a economia de toda a região”, disse Damaso.