Antes de deixar a administração estadual para tirar férias, o governador Mauro Carlesse (DEM) nomeou a nesta terça-feira, 18, Estallamaris Postal como a próxima defensora pública-geral do Tocantins. Chama a atenção o fato da escolha não ter sido a mais votada no processo eleitoral interno da Defensoria (DPE). Na solenidade, o democrata justificou a decisão.
Motivos mais que válidos
Na solenidade, Mauro Carlesse citou a representatividade e a continuidade da atual gestão como os principais fatores da escolha. “Trata-se de uma mulher, uma mulher capaz, comprometida, que vai contribuir com o Estado. Ter uma mulher à frente de uma instituição tão importante é um marco, e eu acredito muito nas mulheres no comando. Além disso, ela já atua como subdefensora e vai poder dar continuidade a um trabalho de excelência que o doutor Fábio [Monteiro] está realizando. Então, acho que estes são motivos mais que válidos. A Defensoria Pública e toda a população tocantinense vão ganhar com esta indicação”, assegurou.
Grata surpresa
Confirmada como próxima defensora pública-geral, Estallamaris Postal comemorou a decisão de Mauro Carlesse. “Tive a grata surpresa do governador já efetivar a minha nomeação para o cargo. O trabalho que nós vamos executar é o que já vem sendo feito, que é de muito diálogo, de muita proximidade, para que a gente consiga levar um atendimento de qualidade ao nosso assistidos. Vamos investir muito nisso, na qualificação dos nossos profissionais, tanto defensores como servidores, para que tenhamos um número maior de mão de obra e cheguemos em todo lugar no Tocantins”, afirmou.
Votação expressiva
Sem a vaga de defensor público-geral apesar de ter sido o mais votado entre os colegas, Rubismark Saraiva Martins divulgou uma carta aberta para comentar a escolha do governador por Estallamaris Postal. Nela, o defensor não faz qualquer protesto e diz aceitar a decisão de Mauro Carlesse, mas aproveita para destacar o desempenho no processo eleitoral da DPE. “Todavia, não poderia deixar de agradecer a confiança depositada pelos colegas no projeto de renovação administrativa que minha chapa apresentou durante a campanha. Acredito que minha votação expressiva aponta a concordância dos colegas com a necessidade de transformações na esfera administrativa institucional”, escreve.