O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou em solenidade no Palácio Araguaia, na manhã desta quarta-feira, 27, o Decreto nº 6.209, que credencia, pelo período de três anos, o campus da Universidade de Gurupi (UnirG) em Paraíso do Tocantins. Ele ressaltou a importância da promoção da formação profissional e científica de nível superior em todas as regiões do Estado. “Sempre me questionei por que a UnirG não era ampliada para outros lugares, tendo em vista seu grande potencial. Conseguir concretizar isso é um grande sonho se realizando”, definiu Carlesse.
Medicina e, possivelmente, Farmácia
Numa reunião do Conselho Estadual da Educação no dia 27 de fevereiro será credenciado o curso de medicina para o campus da Unirg em Paraíso. “No primeiro momento só o curso de medicina, mas já estamos pensando na expansão de outros cursos. Hoje nós até citamos o curso de farmácia, que possivelmente já venha”, afirmou o prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), à Coluna do CT.
Área de 100 mil m²
Segundo ele, também há a preocupação com a expansão do local do campus, que funcionará em um prédio com mais de 2.100 m² de área construída, para salas de aula, laboratórios, refeitório, além dos departamentos administrativos, numa doação pela prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Moisés Avelino (MDB), e entregue em maio de 2020. Morais, porém, avisou que sua gestão já está discutindo uma parceria com um empresário de Paraíso para conseguir uma área de 100 mil metros quadrados para a unidade da Unirg no município. “Sabemos que em quatro ou cinco anos precisaremos de uma área maior”, projetou o prefeito.
Apoio do governo do Estado
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (Pros), defendeu que o novo campus só foi possível graças ao apoio do governo do Tocantins, que, em 2018, possibilitou que o centro universitário fosse transformado em universidade. “Esta instituição foi criada pelo meu pai, Jacinto Nunes, e eu sou professora lá desde 1985, então, é muito emocionante e gratificante. Agradeço muito à gestão Carlesse, que possibilitou a gente conseguir esta expansão”, disse Josi.