O governador Mauro Carlesse (DEM) quebra tradição de nomear o mais votado para a estar à frente da Defensoria Pública do Tocantins (DPE). A segunda colocada na eleição interna do órgão, Estellamaris Postal, foi a nomeada nesta quarta-feira, 18, para o próximo biênio.
Mais votado não foi chamado
A eleição ocorreu no dia 6 deste mês e terminou com o defensor Rubismark Saraiva, com 69 votos; e Estellamaris Postal, com 45 votos. A lista foi entregue ao Estado no dia 10 e o governador tinha até terça-feira, 25, para fazer a nomeação, mas optou por fazê-lo nesta quarta-feira, 18, antes de tirar férias.
Fim de mandato
Estellamaris toma posse na segunda quinzena de janeiro. A vaga é decorrente do término do mandato do defensor-geral Fábio Monteiro dos Santos.
Atuante
Formada em direito pela Universidade de Passo Fundo (RS), a defensora ocupa o cargo de subdefensora pública-geral. Tem é pós-graduação em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil, pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e está na Defensoria deste 2005, onde esteve em diversas frentes.