Com o objetivo de incentivar a prática do esporte e do paradesporto no seio escolar, o governador Mauro Carlesse lançou na quinta-feira, 4, a 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e a 6ª edição dos jogos Estudantis Paradesportivos (Parajets). Os dois eventos contarão com mais de 20 mil atletas estudantes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos 139 municípios do Tocantins.
O lançamento foi realizado no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, deputados estaduais e outras autoridades. A solenidade contou com a apresentação do Balé Popular do Tocantins, com o espetáculo Valsa das Horas.
Para o governador Mauro Carlesse, o esporte é um fator de inclusão social, que oportuniza aos jovens uma vida digna por meio da prática esportiva no ambiente escolar. “É preciso tirar a criança da rua e do mal caminho, a educação e o esporte são os melhores meios para proporcionar oportunidades e esse governo estará sempre pronto para ajudar em todos os sentidos, tudo que envolver as crianças e os adolescentes, podem contar com o nosso governo”, afirmou o governador.
O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou o caráter inclusivo do esporte. “O esporte é uma forma de aproximar das boas práticas, despertar valores importantes que vão delinear a vida de um jovem. Nós confiamos no planejamento do nosso governo e o esporte está inserido nesse contexto”, ressaltou.
A titular da pasta da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou os Jogos Estudantis do Tocantins como uma ação do Governo do Estado que envolve todos os setores da administração pública estadual. “Essa iniciativa não é uma ação apenas da Seduc, pelo alcance social ela termina envolvendo todas as pastas e os jovens são o foco dessa iniciativa, que oportuniza e promove a inclusão dos jovens. É o cidadão de cada município que está sendo preparado para a vida e para representar o nosso Estado”.
Homenagens
Durante a solenidade foram homenageados 64 alunos de todo o Estado que foram medalhistas nos Jogos da Juventude 2018, bem como, na Paralimpíadas Escolares. Também receberam menções a equipe de Futsal do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix), campeões dos Jets, que representou o Tocantins nos Jogos da Juventude.
Recepção
Após a solenidade os estudantes foram recebidos pelo governador Mauro Carlesse em seu gabinete. “É uma alegria recebe-los aqui e o meu gabinete sempre estará aberto aos vocês, bem como, à toda a comunidade”, disse.
Jets
Na edição deste ano, mais de 20 mil estudantes terão participação direta nos Jets e nos Parajets. Nos Jets, os estudantes são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas modalidades atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal, voleibol, ciclismo, ginástica rítmica, basquete, badminton, handebol, judô e voleibol de praia. Já nos Parajets, eles também são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, e as modalidades são: atletismo, bocha, tênis de mesa, natação e judô.
Idealizado pela Secretaria de Educação, os Jogos Estudantis do Tocantins se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento integral dos alunos dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particular do Tocantins. Por meio da vivência esportiva nos Jogos, os alunos desenvolvem suas habilidades físicas e sociais.
Os Jogos propõem o desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais, uma vez que o desporto promove a integração e inclusão social, como está previsto na Constituição Brasileira de 1988, no artigo nº 217 que o garante como direito social de todos os cidadãos. (Com informações da assessoria)