CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Bocas coletoras são construídas na Avenida LO-05 para aumentar capacidade de drenagem pluvial

Bocas coletoras são construídas na Avenida LO-05 para aumentar capacidade de drenagem pluvial
5 (100%) 2 votos

Dedicada a apresentar soluções para os alagamentos nas ruas e avenidas da Capital, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), executa a construção de bocas coletoras na Avenida LO-05, no trecho entre as avenidas NS-07 e NS-15. A avenida, que foi duplicada, iluminada e recebeu paisagismo, agora recebe o sistema de microdrenagem e torna-se capaz de escoar a água das chuvas e encaminhar para o sistema de macrodrenagem existente na região.

Nesta primeira fase, as equipes da prefeitura executam a construção de duas bocas coletoras duplas no trecho. Estão previstas ainda a execução de mais dez aberturas ao longo da avenida. Conforme explica o secretário da Seisp, Antônio Trabulsi, ação vai melhorar notavelmente a drenagem pluvial na região. “Apesar da drenagem na região acontecer também com a gravidade, as bocas coletoras auxiliam na preservação do pavimento asfáltico da avenida, que sofre menos com o esfarelamento ocasionado pela água em movimento”, explica Trabulsi.

Neste ano foram construídas e duplicadas bocas coletoras no Jardim Aureny I, na Arse 41, na Arno 61 e nas avenidas Teotônio Segurado, LO-01, LO-02 e LO-03. Estão previstas ainda a construção de cinco bocas coletoras e a duplicação de outras sete no intervalo da Avenida NS-01, entre a LO-01 e LO-03.

Para otimizar a drenagem das bocas coletoras existentes, equipes da Seisp realizam rotineiramente a desobstrução e manutenção desses acessos. A ação consiste na retirada da sujeira, do lodo e manutenção da grelha de proteção. Entre os objetos encontrados pelas equipes durante esse trabalho estão garrafas Pet, embalagens plásticas, sacolas descartáveis e estacas de madeira. 

Obras de ampliação
Em dezembro, a Prefeitura de Palmas assinou um contrato com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, no valor de U$ 60,85 milhões destinados à execução de obras de infraestrutura na Capital.

Entre as obras a serem realizadas estão a drenagem pluvial e macrodrenagem no Jardim Taquari, Taquaralto, Arne 54 e Arne 64. Estão previstas ainda a drenagem pluvial no setor Santa Fé, ARS-SE 25 e 85; setor Morada do Sol I e II e conclusão de drenagem pluvial da ARS-SE 15 e ARS – NE 25. Será realizado também a macrodrenagem na Av. LO-21, entre a rodovia TO 050 e Avenida NS 05 e a macrodrenagem da Avenida NS-05 entre as avenidas JK e NS-10. (Com informações da assessoria)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também