O governador Mauro Carlesse (PSL) assinou ofício nesta quarta-feira, 14, que será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando o aval para o Estado realizar a compra excepcional de 1 milhão de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 de fabricação russa. A aquisição será feita em quatro etapas, cada uma com 250 mil imunizantes. A primeira aconteceria já em abril e as restantes nos meses subsequentes: maio, junho e julho.
Expectativa de rápida autorização
Mauro Carlesse falou da expectativa de receber uma resposta positiva. “Estamos dando mais um passo importante na compra das vacinas Sputnik. Estamos agora pedindo para a Anvisa a liberação para importação desse imunizante. Espero que a agência dê essa autorização o mais rápido possível, para que o Estado do Tocantins venha a importar as vacinas e colocar à disposição da população. Se Deus quiser, em breve estaremos com as vacinas para imunizar o nosso povo”, assegurou.
Retorno à normalidade
Ainda segundo o governador, a compra de vacinas por parte servirá para complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra à Covid-19, liderado pelo Ministério da Saúde, ampliando o número de pessoas imunizadas no Tocantins. “Quanto mais rápido avançarmos nessa questão da vacinação, mais rápido poderemos vencer essa pandemia, baixar o índice de contaminação e retornar à normalidade, impulsionando o crescimento do nosso Estado”, finalizou. (Com informações da Secom)