O governador Mauro Carlesse (DEM) tem até terça-feira, 25, para decidir quem estará a frente da Defensoria Pública do Tocantins (DPE) pelos próximos dois anos. Estão na lista entregue pela DPE ao secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, os defensores Rubismark Saraiva, que teve 69 votos; e Estellamaris Postal, que obteve 45 votos. A eleição ocorreu no dia 6 por voto eletrônico.
Término de mandato
Nomeado, o defensor escolhido toma posse na segunda quinzena de janeiro. A vaga é decorrente do término do mandato do defensor-geral Fábio Monteiro dos Santos.
Mais votado
Candidato a defensor público-geral mais votado, Rubismark Saraiva afirmou à Coluna do CT que, se escolhido pelo governador, trabalhará pelos mais pobres, “função vital da Defensoria”. Não é tradição do Poder Executivo tocantinense escolher nome menos votado da lista entregue pelo órgão.
Tribuno reconhecido
Natural de Araguaína, Saraiva atua na área criminal da Defensoria. Mestre em Políticas Públicas pela UniCEUB de Brasília (DF), o defensor é reconhecido por ser um dos maiores tribunos do Tocantins, tendo feito mais de 500 sessões do Júri em diversas comarcas do Estado.