O governador Mauro Carlesse (DEM) decidiu fazer um pronunciamento na noite de quarta-feira, 29, para conscientizar a população sobre o avanço da Covid-19 no Tocantins. A doença já infectou 23.517 pessoas, levando 364 a óbito. A ocupação de leitos também preocupa. O último boletim trouxe 258 hospitalizadas, 112 delas em unidades de terapia intensiva.
Medidas de contenção deve ser mantidas
Com a avanço da doença, Mauro Carlesse faz um apelo para que os tocantinenses mantenham as medidas de contenção contra a proliferação da doença. “Nós temos investido muito na saúde, em hospitais, em pessoas, para poder conter esta pandemia que afeta o mundo inteiro. Mas tenho que alertar os senhores, temos que manter o afastamento, as máscaras, o álcool em gel. Só assim teremos o equilíbrio dos contaminados”, comenta o chefe do Executivo, com um pedido especial para os jovens.
Temos um limite de leitos
O governador teme que o avanço da doença faça colapsar o sistema de saúde do Estado. “A minha preocupação é que temos um limite de leitos de UTI para poder atender estas pessoas que uma hora pode precisar. Temos que estar preparados para poder atendê-los”, afirma.
Governo está fazendo a parte dele
Mauro Carlesse avalia que o Tocantins ainda equilibra o avanço da doença se comparado a outros estados, mas reforça a necessidade de conscientização da população. “Depende de nós. Espero que compreendam e que façam a parte de vocês, que o governo do Estado está fazendo a dele”, encerra.
Veja a íntegra do pronunciamento: