A chef de cozinha e consultora em gastronomia Ruth Almeida está no município de Aguiarnópolis, localizado no Bico do Papagaio, onde ministra curso para merendeiras de escolas públicas da região. Uma realização do Sebrae Tocantins em parceria com a empresa Raízes Gastronômicas, o curso aconteceu de segunda até esta quarta-feira, 24. O curso é parte do projeto Cozinhando e Transformando, do Sebrae Tocantins e da Prefeitura Municipal de Aguiarnópolis.
Nas oficinas, Ruth Almeida pesquisa os itens gastronômicos de mais expressividade na cidade que recebe o projeto e elabora receitas saborosas, nutritivas e criativas com produtos simples e de fácil acesso. Integram o conteúdo programático cortes da alta gastronomia, uso dos ingredientes culinários em todo seu potencial e a valorização dos ingredientes do Cerrado, entre outros temas, incluindo a gastronomia étnica indígena, rural e quilombola. “A gente tem o privilégio de morar em uma terra cheia de riquezas naturais, onde boa parte dessas riquezas é de fácil acesso. A nossa proposta é de identificar, resgatar e ofertar toda essa linha de produtos e alimentos que o próprio Cerrado nos oferece na mesa das nossas crianças e adolescentes”, expressou Ruth Almeida.
Ainda de acordo com a chef de cozinha, a capacitação coloca em evidência a importância da merendeira enquanto agente fundamental das escolas. “Elas atuam na promoção direta da alimentação saudável e também na transformação da refeição em um momento fundamental do aprendizado”, ressaltou a chef.
De volta às origens
Nascida e criada em Aguiarnópolis, onde já foi quebradeira de coco, vendedora de fato de boi, feirante e onde aprendeu os primeiros passos na gastronomia – ensinados por sua mãe, a chef conta que é sempre uma emoção retornar ao município para efetivar o seu maior sonho. “O meu sonho é usar da minha história de vida para transformar a realidade de mulheres que, assim como eu, vieram da pobreza e de uma história dura de luta. Sempre que eu retorno às minhas origens é um passo a mais nessa minha missão de vida”, ressalta.
A oficina é uma etapa de preparação para a realização do 2º Festival Gastronômico de Aguiarnópolis, que tem início na sexta-feira, 25, e segue até sábado, 27, com participação das merendeiras. De acordo com o prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite, os cursos impactam diretamente a performance das profissionais que trabalham com a preparação de alimentos nas escolas. “O foco no aproveitamento integral dos alimentos traz inúmeras possibilidades de enriquecimento dos cardápios da merenda escolar, contribuindo ainda mais para a nutrição adequada dos alunos”, ressaltou.
O prefeito reforça ainda que, a realização do projeto na cidade, representa um dos primeiros passos rumo ao cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ONU, para segurança alimentar e boa nutrição. (Da assessoria de imprensa)