A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), decidiu estabelecer expediente diferenciado para o funcionalismo municipal durante a Copa do Mundo da Rússia por meio do Decreto 1.617, publicado na edição 2.020 do Diário Oficial. A partir de segunda-feira, 18, os servidores da Capital vão trabalhar por seis horas ininterruptas das 8 às 14 horas. Este horário de trabalha ainda sofrerá alterações nos dias com jogos da seleção brasileira de futebol.
De acordo com o Decreto, caso o jogo da seleção brasileira ocorra pela manhã, o expediente será das 14 às 19 horas; se ocorrer no período da tarde, a jornada muda muda para das 8 às 13 horas. Os novos horários valem até o dia 31 de julho, mas não se aplicam aos serviços essenciais, às unidades vinculadas à Secretaria da Saúde; às escolas; às unidades de limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública e ao Resolve Palmas.
LEIA MAIS
— Servidores estaduais terão expediente reduzido em dias de jogos seleção
Jornada de seis horas estendida
O expediente de seis horas para o funcionalismo da Capital – ainda excetuando os serviços essenciais – está em vigor desde o dia 29 de maio, decisão adotada como consequência crise de abastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros do País. Este primeiro decreto venceria nesta sexta-feira, 15, mas a Copa do Mundo fez com a prefeita editar nova medida para estender o horário reduzido até o fim de julho.
A medida é temporária, mas o Sindicato dos Servidores Públicos de Palmas (Sisemp) querem que a carga horária reduzida seja mantida definitivamente. Para a entidade, a medida pode ajudar no equilíbrio das contas. Em ofício à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o Sisemp diz que o expediente menor pode ajudar o Executivo a ter liquidez para quitar pendências como o pagamento das progressões horizontais e verticais, que alega estar atrasadas há mais de dois anos.