O escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Tocantins vai ser inaugurado no primeiro trimestre de 2020. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12, pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, durante cerimônia de lançamento do programa “Governo Municipalista” no Palácio Araguaia, com a presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro (sem partido); e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM).
Expansão
Diretor-presidente Codevasf, Marcelo Moreira comentou um pouco sobre a atuação da empresa pública. “Nós temos 45 anos de atuação, que começou na bacia hidrográfica do São Francisco e, depois, foi expandida para a bacia do Parnaíba. Com o excelente trabalho desenvolvido pelo nosso corpo técnico, fomos ganhando reconhecimento e expandindo nossa área de atuação até chegarmos na bacia do Tocantins-Araguaia, abrangendo os 139 municípios do estado”, afirmou.
Plano de preservação de nascentes
Segundo Marcelo Moreira, a abertura do escritório é um compromisso do governo federal com o estado de Tocantins e vai acelerar as ações da Codevasf na região. “A empresa já está definindo um plano de preservação e recuperação de nascentes dos rios da bacia Tocantins-Araguaia, considerando as principais características geográficas, ambientais e socioeconômicas da região”, explicou.
Bacia Tocantins-Araguaia incluída por Lei de 2018
A região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Codevasf por meio da Lei 13.702, de 6 de agosto de 2018. Desde então, a empresa está em articulação com os governos estaduais e municipais, ministérios e parlamentares para execução de ações que promovam o desenvolvimento na região.
Codevasf
A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Na sua área de atuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação de projetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outras atividades. Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. (Com informações da Ascom/Codevasp)